segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ver o Peso



Construído em 1625 no extremo norte do Brasil, localizado as margens da baia do Guajará, o Ver-o-peso, além de ser uma das maravilhas da cidade de Belém, é tema de inspiração para  poetas como do saudoso poeta Max Martins. O Ver-o-peso além de ser um dos maiores portos de pescado do país, é considerada uma das maiores feiras livres da America latina. Segundo a Secretária municipal de Economia, na Feira do Ver-o-Peso trabalham mais de cinco mil pessoas, em 1.250 barracas, distribuídas em 19 setores, que vão desde hortifrutigranjeiros, importados, mercearia, refeição, a peixe seco, artesanato e ervas medicinais. 

 


É lá onde encontramos um dos produtos mais peculiares, o Cheiro do Pará, uma espécie de banho de ervas. Entre os 80 pontos que se ocupam dessa atividade, está a famosa barraca da Senhora Beth cheirosinha, que trabalha no ramo há mais de quatro décadas. 





Toda essa especialização foi passada de geração em geração, começou com sua avó, a Mãe Velha que ensinou todo o saber para sua mãe, a Dona Cheirosa, já falecida. Toda essa conhecimento natural da Amazônia fez dessa humilde senhora conquistar hoje um lugar de destaque nacional. Atualmente Dona Beth passa sua sabedoria em palestras nas universidades, e encontros fora do Estado. Grandes artistas, políticos, jornalistas e apresentadores de programas já passaram pela sua barraca de numero 27, situada ao lado do centenário Mercado de ferro do Ver- o- Peso.



Beth relata que seu fornecimento vem de interiores, onde são plantados nas cidades próximas a capital como Abaetetuba, Barcarena e Boa vista. Fora do período de maiores vendas (de festas juninas) as plantas medicinais mais procuradas são para chás principalmente para o fígado e anemia, uma delas é o Pariri.

E para tirar o olho gordo e inveja, problemas mais comuns, ela receita um bom banho para purificar, mas tem que tomar com a FÉ de alcançar os sentimentos bons para o AMOR, na saúde, nos estudos e no trabalho.




O Banho de cheiro é uma combinação de ervas amazônicas, produtos que devemos ter muito cuidado na hora de compra, para não levar ervas impróprias, diz Dona Cheirosinha, o banho de cheiro completo é composto de paticholin, sândalo, pripioca, pau de Angola, paiva de cunha, cantiga de mulata.



Para quem vier conhecer esse pedaçinho do Brasil, aproveite a viajem e prove uma espécie de essência muito boa por sinal, uma delas é “pra mídia”, aplique pelo corpo com FÉ e faça um pedido para aquele todo poderoso abençoa sempre os seus caminhos.


VP agencia de notícia

Nenhum comentário: